Atualmente é dito pelos estudiosos em Gestão de Pessoas, que são as pessoas, os empregados o bem maior das empresas. A mão-de-obra é o maior diferencial das organizações!
Afinal, são as pessoas que pensam, criam e inovam em tecnologias e produtos. As máquinas são pensadas, criadas e construídas pelos empregados. As ideias inovadoras também saem das cabeças dos colaboradores. É exatamente por isso, que as pessoas são os diferenciais das empresas.
Cada empregado é único, cada um deles tem sua própria história, sua maneira de ver o mundo, sua forma de pensar, de agir, de fazer, de trabalhar. Por isso, eles são a riqueza das empresas, cada um com seu diferencial e pronto para agregar valor ao negócio.
Por isso, é importante criar políticas de atração das pessoas com as qualidades, conhecimentos, habilidades e atitudes que estejam de acordo com as compartilhadas pela cultura e demanda da empresa em questão. Assim, a sinergia existirá! Assim, empregado e empresa estarão compartilhando dos mesmos valores, crenças e a motivação será mais eficaz.
Ao tomar consciência deste ponto, qual é o subsistema de Recursos Humanos responsável pela atração e seleção de pessoal?
O subsistema de Recrutamento & Seleção!
Deste modo, os gestores de RH devem organizar e gerir seu subsistema de Recrutamento & Seleção de forma estratégica e eficaz, afinal, ele é a porta de entrada nas empresas. Este é o setor que selecionará as pessoas mais qualificadas para os cargos.
Por isso, os psicólogos que atuam dentro desta área, devem estar em constante atualização quanto às novas técnicas de R&S, devem se relacionar de forma eficaz com os gestores das áreas, para que eles sejam seus parceiros e participem ativamente do processo seletivo. Devem ser qualificados, ter o conhecimento necessário para captar o CHA (conhecimentos – habilidades – atitudes) de cada candidato, para verificar se está alinhado com os valores, cultura da empresa e com o CHA do cargo e assim, selecionar os melhores candidatos, aqueles que contribuirão para a diferenciação da empresa no mercado e para o seu crescimento.
Sendo assim, nota-se a importância de um R&S estruturado, eficaz e estratégico, para contribuir de forma positiva com o sucesso organizacional.
Autora: Psicóloga e Coach Priscilla Resende
Especialista em Gestão Organizacional de Pessoas
Conheça e se inscreva em seu mais novo curso!
Deixe seu Comentário